segunda-feira, 25 de julho de 2011

Velhinha e seu passado


Ela mantém seus segredos mais obscuros dentro do seu peito. Mergulha em seu silêncio o dia inteiro. Nunca troca muitas palavras com os vizinhos. Só mesmo o necessário. “Bom dia, boa tarde, boa noite.”. Nunca ouvi nada além. Parece-me ser uma pessoa tão agradável e boa de coração. Nos seus olhos ela traz tristeza. Tanta tristeza. Seu cabelo ralinho, jogado no rosto, esconde as olheiras. Uma noite fria, em claro. Choros e mais choros. Aposto que esse é o motivo. Ela tinha os cabelos brancos. Era magrinha. Parecia ter sido uma pessoa tão linda quando nova. Mora ali, naquele beco há muito tempo. E por que ela ainda sofria? Nunca a vi com ninguém. Nem os outros vizinhos. Dizem que ela mora ali desde a adolescência. E com o passar do tempo, ela foi se trancando mais e mais. Aposto que isso foi o amor. Amor verdadeiro que fez isso com ela. E amor verdadeiro, se mantém dentro de nós. Toda a manhã, ela ia à banca da esquina. E comprava seu jornalzinho. Parava ali mesmo, no banco ao lado da banca. E li todo o jornal ali. Depois andava com o jornal amassado debaixo do braço. E entrava em sua casa rosinha. Parecia-me tão aconchegante. Eu precisava saber o que se passava com aquela nobre senhora. Todos a ignoravam. E diziam ser uma velha maluca. Não. Ela não era uma velha maluca. Aliais, poderia até ser. Pois quando amamos, somos completos loucos.
 Eu precisava saber o que havia acontecido. Talvez eu nunca conseguisse saber. Ela não me conhecia. Resolvi bater em sua porta. E ela a abriu. Olhou-me e deu um sorriso. Fiz o mesmo. Perguntei se ela estava bem e ganhei uma resposta: ”Sempre tentando, minha querida. Sempre tentando.”. Resolvi falar tudo na lata. Não agüentava mais. Então perguntei o porquê. Ela tentou me enrolar com as palavras, e disse assim: ”Talvez um dia você entenda, minha cara menina. A vida é difícil, você pode perder as pessoas que você mais ama em um piscar de olhos. E depois irá perceber que nunca deu o valor devido, e você sente-se um lixo, para o resto da sua vida. Então... Sempre demonstre o quando você ama alguém, não deixa para amanhã. Se puder, diga hoje mesmo. Não deixe as oportunidades escaparem. Diga sempre um eu te amo, quando preciso. Nem que seja apenas um eu te amo. Não precisa nada mais. E um abraço às vezes também é bom. Só isso que digo. Ame até não restar nada. E não deixo oportunidades irem embora.”. Fui-me embora, com lágrimas nos olhos e com um aperto no peito. Cheguei em minha casa. Todos dormindo. Mas eu precisava dizer. Acordei todos e os abracei. Disse um eu te amo. E a partir daquele dia, comecei a demonstrar mais. Afinal, você nunca sabe até quando aquela pessoa estará na sua vida.  (Larissa Mendes.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário